Um Exemplo a Ser Seguido

Em um mercado cada vez mais competitivo e globalizado as empresas tem que achar uma forma de se diferenciar e se destacar em meio a tantos produtos e serviços “iguais” oferecidos todos os dias a seus consumidores.


E como se destacar nesse mercado tão competitivo no qual todos parecem oferecer os mesmos produtos, as mesmas vantagens, as mesmas garantias? Parece ser tudo tão igual que a substitutibilidade aparece como uma das características, dos produtos, mais marcantes. Mas acho que o atendimento pode fazer a diferença e ser a diferença para muitas empresas que procuram um lugar ao sol neste mercado acirrado no qual vivemos hoje.

Uma pequena história:

Moro em Natal (a cidade do sol), e desde que me entendo por gente, sempre vi meus pais comprarem os mantimentos para nossa casa (fazer a feira) em um supermercado local (Nordestão), outros muitos supermercados e hipermercados tais como: Carrefour, Wal Mart (qua adquiriu o Hiper bompreço), Makro e mais recentemente o Extra se instalaram na cidade e sempre escutei: “desta vez o Nordestão não agüenta, vai quebrar” ou “uma empresa desse porte, internacional, agora vamos ver o que acontece com o Nordestão”. Mas nada parece ter afetado as operações do supermercado em questão. Mas, por que o Nordestão continua crescendo e ampliando suas operações e suas lojas pela cidade, já que a concorrência vem aumentando?

Um dos principais fatores que contribuem para a permanência sólida deste supermercado no mercado é ele ser da terra, conhecendo os costumes e tradições dos seus clientes e isso se reflete no atendimento. Isso mesmo o grande diferencial do Nordestão é o atendimento que ele presta aos seus clientes. Lógico que ele utiliza bem as estratégias de promoção, localização, divulgação e preço (os 4 P’s do marketing), como também estudos de mercado, aprimoramento das ferramentas administrativas, incentivo a capacitação dos seus funcionários e uma análise externa muito bem feita do ambiente, sempre oferecendo algo a mais que os seus concorrentes. Exemplo: quando o Extra entro no mercado ele foi o primeiro a ficar aberto por 24 (vinte e quatro) horas, resposta do Nordestão: aberto 24 (vinte e quatro) e ofertamos estacionamento com manobrista. Isto é apenas umas das ações realizadas pelo supermercado como resposta ao mercado.
Mas o grande diferencial, como dito anteriormente, é o atendimento. Uma gestão bem feita e um atendimento de primeira linha, observando as necessidades dos consumidores podem fazer a diferença para a sua empresa permanecer no mercado muito mais firme por mais tempo.

O Nordestão é um exemplo a ser seguido.




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