Já pensou em montar um Food Truck?

Uma ideia que foi chegando de vagar e já está na grande maioria das capitais do Brasil é o Food Truck. Acho que a grande maioria das pessoas já deve ter se interessado em montar um, Trabalhar com alimentação é uma atividade que muitas pessoas desejam ter e se isso for aliado a mobilidade e bom retorno, melhor ainda.

Mas o que é necessário para ter um Food Truck em operação?

Antes de qualquer coisa consulte a legislação municipal

Veja as exigências para esse tipo de comercio, caso ela exista. Por ser um modelo de comercialização de alimentos muito recente a grande maioria das cidades ainda não possui leis específicas sobre o assunto, mas não custa nada se certificar.

Defina seu público alvo

Antes mesmo de definir o cardápio você terá que pensar no seu público alvo, ou seja, nas pessoas que estão mais propensas a visitar o seu Food Truck para fazer uma boquinha.

Alguns pontos que você deve levar em consideração.
  • Faixa etária;
  • Onde mora;
  • Estilo de vida;
  • Faixa de renda;
  • Ocupação.


Após você saber quem é seu público alvo vai ficar mais fácil você estar presente nos locais que eles mais frequentam.

Escolha o cardápio

Antes mesmo de falar do Food Truck em si você deve pensar no cardápio, pois este vai ser fator de extrema influência no tipo de estrutura que será utilizada, bem como sua customização.
Os cardápios devem de fácil preparo e rápida finalização. Lembre que o ambiente no qual você vai trabalhar é pequeno e deve ter um excelente fluxo de trabalho para evitar problemas. Vale salientar que quem procura comer em um Food Truck em geral procura boa comida, preços justos e rapidez no atendimento, Então seja rápido.

Vamos a estrutura

O Food Truck é composto basicamente pelo caminhão (em forma ampla) e pela cozinha. Ao escolher estes elementos você irá também definir o valor do investimento. Você pode começas com um caminhão usado para diminuir o investimento inicial. A dica é tentar adaptar o projeto ao seu orçamento. Um pouco de criatividade não faz mal a ninguém.


Falta mais o que?

Até agora só falamos sobre o Food Truck em si, mas lembre que fora a estrutura você vai ter que comprar todos os equipamentos necessários para produzir seu pratos, utensílios de cozinha, descartáveis, embalagens, matéria prima (alimentos) e tudo mais para poder colocar sua operação em pleno funcionamento. É muito importante verificar o que diz a legislação sobre veículos modificados para você não ter nenhuma surpresa.

Entenda o Food Truck como um restaurante sobre quatro rodas, ou seja, é um negócio e portanto deve ser tratado como tal. Você vai ter que ter conhecimentos de finanças, estoque e gestão em geral para poder dar um bom andamento ao seu empreendimento.

Para informações mais detalhadas você pode acessar o CURSO COMO MONTAR O SEU FOOD TRUCK.



Comentários