As quatro funções básicas: ninguém fala isso pra você


Se você tem a intenção de empreender é bom sabe que existem quatro funções básicas as quais deve estar muito atento para que as coisas deem certo. Essas quatro funções também são conhecidas como as funções básica do administrador, e como você deve ser o primeiro a administrar é muito bem que você entenda e domine essas funções.

As quatro funções são o planejamento, direção, organização e controle. O bom desenvolvimento e funcionamento harmônico desta funções irá fazer com que o negócio tenha um começo mais estruturado e consiga ter uma vida mais saudável e longa.

AS QUATRO FUNÇÕES BÁSICAS DO ADMINISTRADOR

Vamos falar um pouco melhor sobre cada uma dessas funções:

Planejamento

Planejar é decidir no presente as ações futuras. Podemo citar algumas ações do planejamento, tais como:

  • Previsão de acontecimentos futuros;
  • Definição de objetivos e metas;
  • Análise do ambiente interno e externo:
  • Definição de planos de ação.

Basicamente o planejamento consiste em levantar informações e tomar decisões baseadas nestas informações, lógico que o individuo ou equipe levam em consideração suas experiências, vivências e conhecimentos.

O planejamento deve levar em consideração os prováveis riscos que podem acometer a empresas. Um dos principais papéis do planejamento é justamente tentar mitigar os efeitos desses riscos. Outra função muito importante do planejamento é dar um norte para as ações da organização.

Temos como os principais tipos de planejamento:

  • Planejamento estratégico;
  • Planejamento tático;
  • Planejamento operacional.

Esses dizem respeito aos níveis organizacionais da sua empresa.

E temos os planejamento que são classificado segundo seu tempo de duração, que são:

  • Planejamento de curto prazo;
  • Planejamento de médio prazo;
  • Planejamento de longo prazo.


Organizar

A segunda função diz respeito a locação de pessoas e materiais em seus devidos locais, fazendo com que estes possam ser o mais eficazes e eficientes que possam ser.

Dentre as principais atividades da organização podemos citar:

  • Estruturar processos e atividades;
  • Escolha das pessoas e dos postos que elas devem ocupar;
  • Disponibilização das ferramentas necessárias para a execução dos processos;
  • Organização das equipes de trabalho.

A função organizar está preocupada em fazer com que os processos sejam bem definidos, bem como cada atividade, e que cada pessoa saiba qual seu papel dentro da empresa.


Direção

Dirigir é dar o direcionamento que as pessoas precisão para desenvolver suas atividades e atingir seus objetivos e metas. Nos dias atuais podemos fazer uma associação da função direção com a liderança. Mas dirigir é algo mais formal, tipo distribuir as tarefas que devem ser executadas e liderar é motivar, estar junto. Então um líder sempre vai dirige seus liderados, mas nem sempre quem tem a função de dirigir é um líder.

A função de direção é muito importante, pois trata diretamente com as pessoas e são elas que fazem as coisas acontecerem dentro de qualquer empreendimento.


Controle

A última das quatro funções, porem não menos importante, ela verifica se o que foi planejado foi realizado de forma correta e se a empresa atingiu seus objetivos. O controle vai verificar se o que foi executado está de acordo com o que foi planejado.

O controle é dividido em três etapas:

  • Definição dos padrões desejados;
  • Comparação do que foi executado com o padrão definido;
  • Caso alguma coisa foi executada fora do padrão deve-se adotar medidas corretivas para que se volte a normalidade.

Podemos criar indicadores de desempenho para poder melhorar a forma de controle dos nossos resultados:

  • Lucro;
  • Receita;
  • Custo total;
  • Índice de satisfação dos clientes;
  • Quantidade de clientes visitados;
  • Número de devoluções;
  • Número de produtos com defeito;
  • Número de visitas no site.

Estes são só alguns indicadores que podemos utilizar para poder mensurar os resultados de determinada atividade ou processo e consequentemente melhorar o controle.

Quando se consegue utilizar estas quatro funções de forma encadeada, lógica e cíclica você dá muito mais consistência ao seu negócio.

Espero poder ter ajudado um pouco mais a clarear suas ideias sobre como empreender e como fazer as coisas acontecerem.

Se você quiser saber um pouco mais sobre o assunto dê uma olhada nesse vídeo que trás informações muito boas sobre como montar um negócio.


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