O Novo Normal para as Empresas


Todos escutamos falar no novo normal que a pandemia impôs a todos nós. Uso de máscaras, higienizar as mãos frequentemente, teletrabalho e isolamento social são as facetas mais evidentes desse dito novo normal. Mas como as empresas e, sobretudo, as pequenas empresas devem encarar essa nova realidade?

Bem, o novo normal não é tão novo assim, uma vez que em 2019 compras on-line já eram a preferência de 74% dos brasileiros, de acordo com a NZN Intelligence. Agilidade, comodidade, melhores preços e condições são alguns dos pontos relevantes para 82% dos consumidores brasileiros com acesso a internet que já efetuaram compras virtuais.

A pandemia, através do isolamento social, intensificou esse movimento do comércio on-line, pois os consumidores que já faziam compras por meio de sites e aplicativos começaram a fazê-las com maior frequência, e os que ainda não tinha se aventurado tiveram que enfrentar ou se adequar a essa nova realidade do consumo. 

Estar presente no mundo digital deveria ser uma das estratégias de comunicação e vendas de todas as empresas já a algum tempo, porém muitas ainda não tinha despertado para essa nova velha realidade.  Procurar novos nichos de mercado, fazer parcerias estratégicas, reformular produtos e serviços, negociar e renegociar e reinventar-se de todas as formas foram as palavras de ordem principalmente para os pequenos negócios. A revolução interna sofrida por esses negócios acelerou o processo de virtualização do mercado como um todo. Hoje, mais do que nunca, as mídias sociais com Instagram, Whatsapp, Facebook, entre outras, são amplamente usadas para divulgar e vender produtos e serviços, sem falar em aplicativos voltados para determinados nichos de mercado, como Ifood, Rappi e Uber Eats, que fazem a ponte entre empresas de alimentação e consumidores, por exemplo, viram suas demandas subirem durante o período de isolamento.

Por outro lado, empresas tradicionais ou mesmo pequenos negócios que não conseguiram adaptar-se a essa nova realidade tiveram que fechar suas portas. Isso mostra o quanto que todos devem estar atentos às mudanças que estão ocorrendo no mercado todo o tempo e podemos um pouco mais além, geralmente estamos preparados para mudanças lentas e graduais e o covid-19 nos trouxe uma mudança abrupta, para a qual ninguém estava preparado.

O novo normal é o normal de sempre pra todo dono de negócio que está sempre tentando melhorar e se reinventado. Sabemos que tudo isso, por isso é de suma importância que tentemos, ao máximo, nos manter firmes para sairmos dessa situação mais fortes.

Comentários