É fato que toda empresa precisa de estratégia e planejamento para conseguir atingir seus objetivos, seja em qual área for.
Uma ferramenta muito difundida pelo mundo entre as empresas e que ajudar a obter ótimos resultados e o Balance Scorecard (BSC).
Mas o que seria o Balance Scorecard (BSC)?
Podemos definir o Balance Scorecard (BSC) como sendo um modelo de gestão estratégica que auxilia a medir o progresso das organizações rumo às suas metas de longo prazo, a partir da tradução da estratégia em objetivos, indicadores, metas e iniciativas estratégicas.
A ideia central do BSC é enxergar de forma balanceada, todas as métricas de negócio de uma empresa, agrupadas em objetivos estratégicos e que tenham uma relação de causa e efeito entre elas.
Entender os objetivos da estratégia e, a partir deles, identificara as iniciativas estratégicas que devem ser executadas pela organização é o segredo do BSC. Por esse motivo podemos dizer que gestão estratégica, estratégia, objetivos, indicadores, metas e mediação de progresso são alguns temos chave dentro da metodologia do BSC.
O BSC é composto por alguns elementos, a saber:
Mapa estratégico
Descreve a estratégia da empresa através de objetivos relacionados entre si e distribuídos nas quatro dimensões (perspectivas).
Objetivo estratégico
O que deve ser alcançado e o que é crítico para o sucesso da organização. O Balanced Scorecard é capaz de garantir a satisfação do cliente e a eficácia dos processos organizacionais.
Indicador
Como será medido e acompanhado o sucesso do alcance do objetivo. Qualquer indicador deve cumprir os seguintes requisitos:
- Ser claro, transmitir informação clara e confiável sobre o evento a analisar;
- Fácil de obter, mediante o acesso intuitivo a uma aplicação informática;
- Coerente com os fins estabelecidos, com a Visão e Missão da organização, medindo e controlando os resultados alcançados;
- Adequado e oportuno, estando disponível para a tomada de decisão;
- Ter a sua unidade de medida corretamente identificada: números absolutos (n.º), percentagens (taxas de crescimento, pesos) (%), dias, horas, valores ...;
- Ter um responsável designado capaz de atuar sobre os indicadores;
- Deixar as estratégias claras a toda a empresa;
- Ligar os objetivos estratégicos com as metas alcançadas de longo prazo e os orçamentos anuais.
Meta
Se referem ao nível de desempenho ou a taxa de melhorias que tem que ser realizadas para que os objetivos sejam alcançados.
Planos de ação
Relatam as ações práticas necessárias para que se alcancem os objetivos estratégicos organizacionais.
O BSC é composto de quatro perspectivas estratégicas:
- Perspectiva Financeira;
- Perspectiva Mercado/Clientes;
- Perspectiva Processos do Negócio;
- Perspectiva Aprendizado e Crescimento.
AS PERSPECTIVAS DO BALANCE SCORECARD |
Perspectiva Financeira
É a primeira a ser elaborada, pois as diretrizes financeiras formam as perspectivas Financeiras dos níveis organizacionais, como também as outras perspectivas do BSC. Os objetivos financeiros giram em função do lucro, crescimento ou partição de valor. Essa perspectiva não pode ser observada isoladamente, já que se restringe ao passado empresarial, deixando de fazer uma análise competitiva da organização. Os objetivos financeiros podem diferir em cada fase do ciclo de vida da organização e em função das estratégias de cada unidade de negócio. Para simplificar foram identificar três fases:
- Crescimento
As organizações nessa fase possuem produtos e serviços com significativo potencial de crescimento. Assim, a organização precisará comprometer um recurso considerável, no intuito de desenvolver e aprimorar novos produtos e serviços; construir e ampliar instalações de produção, sendo aceitáveis fluxos de caixa negativos e baixas taxas de retorno sobre o capital investido. O objetivo financeiro nesse período será o percentual de crescimento da receita e de aumento de vendas para determinados
mercados, grupos de clientes e regiões.
- Sustentação
As organizações conseguem atrair investimentos e reinvestimentos. Os projetos de investimentos serão utilizados para aliviar gargalos, ampliar capacidade e buscar melhoria contínua, em lugar dos longos investimentos de retorno a longo prazo. Os objetivos são relacionados à lucratividade podem ser expressos por meio de medidas relacionadas a receitas contábeis.
- Colheita
Quando a organização está madura, ela atinge a fase de colher os investimentos feitos nas fases anteriores e não há necessidade de novos investimentos. Os projetos de investimento precisam ter períodos de retornos curtos e definidos. A meta é maximizar o fluxo de caixa.
Perspectiva Mercado/Clientes
Essa perspectiva faz com que as organizações alinhem suas medidas essenciais de resultados aos clientes com segmentos específicos de mercado e consumidores. A perspectiva do cliente tem inicio com a identificação dos clientes e mercados que se deseja atingir. É aqui que é preciso identificar que valor será ofertado a esses clientes. Com a competição acirrada e a constante busca por novos consumidores faz com que diversas organizações direcionem seus esforços na Perspectiva do Cliente, uma vez que elas procuram alcançar a posição liderança na preferência dos consumidores precisam direcionar todos seus esforços em prol dos clientes
Perspectiva Processos do Negócio
Esta perspectiva é uma das principais diferenças entre o BSC e os sistemas tradicionais, pois os novos sistemas mais abrangentes são um grande avanço diante da dependência dos relatórios financeiros, o que mostra a nova tendência de ênfase nos processos de negócios. Dentro da ideia do Balanced Scorecard é recomendável que os executivos definam uma cadeia de valor completa dos processos internos, com início no processo de inovação, no qual identifica-se as necessidades atuais e futuras, segue com os processos de operações e termina com o pós-venda.
Perspectiva Aprendizado e Crescimento
Com objetivos estabelecidos nas Perspectivas Financeiras, de Cliente e de Processos Internos revela-se em que a organização deve se destacar para obter um desempenho superior. A Perspectiva de Aprendizado e Crescimento oferece a base para conseguir os objetivos das outras perspectivas. As organizações devem estar em contínuo e intenso melhoramento dos produtos e serviços e conseguir talentos para introduzir novas diversidades de produtos e serviços com características melhoradas Esta perspectiva focaliza no futuro, investindo em áreas não tradicionais, como novos equipamentos e Pesquisa e Desenvolvimento, pois a competitividade atual faz com que as organizações invistam também em infra-estrutura, pessoal e processos se quiserem alcançar objetivos de crescimento financeiro de longo prazo, e para atingir tais objetivos.
Por mais que o BSC seja uma ferramenta muito utilizada e que comprovadamente contribui para a execução da estratégia da empresa, ele é pouco utilizado em sua plenitude no Brasil. Nesse post só tivemos uma visão superficial sobre a ferramenta. Caso tenha gostado do assunto quiser se aprofundar é só ir pesquisar. Você pode até fazer algum curso sobre Balanced Scorecard.
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