Em um mercado extremamente competitivo no qual os produtos, serviços e processos são muito semelhantes e com um consumidor que cada vez mais tem acesso a informação, é preciso que as empresas criem um diferencial para se perpetuarem ao longo do tempo. Mas qual diferencial seria esse? O que poderia trazer competitividade e fazer com que as organizações se sobre saião aos seus concorrentes? Se você pensou nas pessoas, acertou em cheio. Isso mesmo, as empresas devem procurar o tão sonhado diferencial competitivo nos seus empregados.
Mas será que todos os trabalhadores trazem diferenciais para as empresas? Geralmente um funcionário extremamente eficiente que cumpre suas metas, realiza todas as suas tarefas com perfeição e nos prazos estabelecidos, mas que não traz inovação para empresa, não vai fazer com que esta se destaque no mercado em que atua. Então, as empresas estão havidas por profissionais que tenham características de empreendedores, os chamados intra-empreendedores ou empreendedores corporativos.
É quem é esse intra-empreendedor?
O intra-empreendedor é a pessoa que promove um comportamento empreendedor dentro de uma organização (na qual ele trabalha), através da inovação e criatividade, promovendo uma transformação dentro do contexto da empresa.
E por que pessoas criativas, dinâmicas, auto-motivadas, cheias de energia, persistentes, bem relacionadas, articuladas, inteligentes, dotados de visão do futuro, perspicazes, entre tantas outras qualidades pertinentes aos empreendedores, não abrem sua própria empresa e trabalham naquilo que é seu? Geralmente são pessoas que estão satisfeitas com o mundo coorporativo e querem desenvolver suas carreiras dentro de empresas já consolidadas.
Os intra-empreendedores se diferem dos outros funcionários por terem características de empreendedores, eles mudam a realidade organizacional, assim como um empreendedor muda a realidade social derrubando os paradigmas e construindo uma nova ordem.
Agora eu te pergunto, caro leitor. Você é um cumpridor de horário, um batedor de ponto ou um intra-empreendedor?
O ato de empreender, seja dentro ou fora da empresa, não é tão simples, mas temos que começar a tentar ser um pouquinho melhor a cada dia. Tente melhorar algo dentro do seu setor, para, olhe e escute os problemas e tente resolve-los de uma forma diferente do convencional, de uma forma empreendedora. Seja criativo e inove, crie diferencias para você e logo você estará criando diferenciais para sua empresa.
Para que as pessoas consigam empreender nas organizações, é necessário que estas criem um ambiente propicio para aquela prática. Veremos alguns pontos que as organizações devem estar atentas:
- Os líderes dão liberdade e autonomia para que seus subordinados inventem novas soluções para os problemas da empresa;
- Os controles são deixados de lado quando ameaçam uma boa idéia;
- As pessoas ousam experimentar coisas novas e não são penalizadas se cometerem erros;
- Problemas são vistos como desafios a serem superados;
- Ninguém se sente constrangido ou intimidado por manifestar livremente sua opinião;
- Empreendedores só podem ser liderados por empreendedores.
Comentários
Postar um comentário