De olho na concorrência

Autor: Natanael Gomes Filho

A cada dia vemos e temos muito mais oportunidades que no dia anterior: novas marcas, novos modelos, novas empresas, novos processos, novos serviços enfim tudo é novo a cada dia ou até a cada momento. Se ontem tínhamos de fazer hoje podemos simplesmente pedir por telefone, por email, por SMS ou até mesmo indo ao local. Tudo isso trás no seu âmago um aumento da competitividade em todos os setores e este é o grande motivo pelo qual precisamos ficar de olho na concorrência. Observar o que é feito, como é feito, para quem é feito e de que é feito, são obrigações ou dever de casa que de ser completado antes que você fique de fora do mercado. Neste caso ficar de fora não significa fechar as portas mas ficar marcando passos no mesmo lugar. Olhar somente para si mesmo é muito perigoso.

Sair a campo para ter mais informações não requer num primeiro momento colocar o pé na estrada (certamente isso é necessário) mas recorrer a uma pesquisa pela internet já é um bom começo. Olhar com atenção o que os outros fazem dever ser tratado com a mesma seriedade que se está diante de um cliente na hora da negociação ou venda. Criar um diferencial em serviço ou produto para chamar a sua atenção é quase que uma obrigação. Vale lembrar que acomodar-se é o pior negócio!

Independente do seu ramo ou atividade algumas regrinhas são básicas e se encaixam perfeitamente:
a) olhar para onde o mercado está indo, qual a sua tendência.
b) criar novidades mesmo em um ambiente em que você pense que elas não existam. Não deixe para falar "eu devia ter pensado nisso antes" para não se arrepender depois quando o seu concorrente colocar o cartaz na porta ou anunciar na internet oferecendo um serviço diferente para o seguimento.
c) renovar o olhar sobre a sua clientela: os que existem, os que já existiram mas não retornam e aqueles que você deve buscar. Como tratar cada um deles pode significar muito para o futuro do seu negócio.
d) pensar em fazer parcerias, complementar o seu serviço ou produto contatando outras empresas ou diversificando a sua.
e) criar o hábito de ouvir seus colaboradores, fornecedores e clientes certamente vai te ajudar a gerar novas idéias. Existem técnicas que podem e devem ser aplicadas para análise do ambiente e usadas como referencial de gestão e planejamento sendo uma delas chamada de SWOT, um acrônimo que significa:


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S – Strenghts - Poderes, Forças ou Vantagens
W – Weaknesses - Fraquezas
O – Opportunities - Oportunidades
T – Threats - Ameaças

Não tenho o objetivo de aprofundar nesta postagem estes conceitos que podem ser facilmente encontradas na rede mas vou tentar aqui simplificar sua aplicação: as Forças e Fraquezas dizem respeito à sua empresa e seu ambiente interno ou controlado pela empresa.
Pontos Fortes: novo produto ou serviço, localização da empresa, qualidade dos processos, marca, etc.
Pontos fracos: reputação rui ou duvidosa, mesmo produto que a concorrência, atendimento ruim, etc E as Oportunidades e Ameaças versam sobre o ambiente externo ou aquele que você ou sua empresa não tem controle.
Oportunidades: internet, fusão da empresa, parcerias, crescimento de um determinado mercado ou negócio, etc.
Ameaças: um novo competidor, guerra de preços, novas taxas adicionadas ao produto ou serviço, etc
Vamos ver um exemplo da Apple que acabou de lançar um aprimoramento de um de seus produtos: o Ipad2.

- Pontos Fortes: empresa de sucesso, vendagem em grande escala de seu produto, percepção da marca está maior, venda de seus notebooks está aquecida, Apple é uma das mais estáveis empresas no setor de tecnologia da informação.
- Pontos Fracos: falhas no produto Ipod Nano na sequência de outras falhas de bateria, mudança de processador da IBM para Intel pode confundir seus usuários.
- Oportunidades: desenvolvimento do ITunes para o formato móvel, downloads disponíveis via cabo USB.
- Ameaças: alto nível de competição no setor de tecnologia da informação requer alto investimento em novas tecnologias, grande volatilidade e obsolescência de produtos no setor de tecnologia da informação (disco de vinil > fita cassete > CD > DAT > MP3 > Ipod > Ipad > ???).

O principal benefício de se observar periodicamente a concorrência é lembrar a nós mesmo que não estamos navegando sozinhos neste mar de transformações e que além de tudo o nosso cliente pode adquirir produtos importados muito mais facilmente que no passado. Precisamos ser diferentes a cada dia para "aparecer sempre bem na foto". Lembrar que do outro lado da cerca tem alguém nos espiando nos mantém vivos e alerta nesta competição.

Observar a concorrência não é crime, é parte de um jogo que deve ser jogado até a última volta do ponteiro e se preciso for até a prorrogação. Todos estes conceitos se aplicam a um profissional liberal, uma empregada doméstica, um escritório de Contabilidade, um consultório dentário, uma costureira ou uma grande empresa.

Pense nisso e comece ainda hoje.


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Perfil do Autor
Graduado em Proc. de Dados pelo Mackenzie/SP, Pós em Administração Industrial e MBA pelo INPG. Aluno de Mestrado em Produção do ITA. Gerente de empresa multinacional com vários cursos e seminários no Brasil e Exterior. Palestrante e Diretor do Palestra Cênica. Possui um blog sobre Administração http://ngfconsultoria.blogspot.com

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