Autor: Julio Cesar S. Santos
Como Vendedores e Compradores Devem Negociar? O Que é Uma Negociação Ganha/Ganha? E a Lei de Gerson?Conforme alguns especialistas, uma negociação é o processo de conseguir do outro aquilo que se deseja, através de determinado um acordo. Dessa forma, pode-se dizer que negociação é um processo de troca em que as partes determinam o mínimo e o máximo aceitáveis.
No mundo globalizado, onde o Associativismo está em alta, pode-se observar que muitas organizações vêm se fundindo ou associando-se a outras do mesmo ramo de negócios ou até de segmentos de mercados diferentes. Nesse contexto a negociação vem ocupando papel de destaque, uma vez que á através dela que se chega a um acordo entre as partes envolvidas.
É claro que não existem fórmulas ideais para uma negociação eficaz e, até pouco tempo atrás, muitas empresas ainda praticavam a matriz de resultados GANHA/PERDE – mais conhecida como a "Lei de Gerson"; ou seja, apenas uma das partes saia vitoriosa na negociação.
Porém, atualmente muitos estudiosos acreditam que vivenciamos a era do GANHA/GANHA, onde ambos acabam saindo vencedores – vendedores e compradores.
Dessa forma, causou-me um enorme espanto quando, em plena era do Associativismo, me deparei com uma lista de técnicas de negociação para compradores de supermercados, cujos principais itens são os seguintes:
- Nunca demonstre simpatia pelo fornecedor, mas afirme sempre que ele é um "parceiro".
- Considere o fornecedor como um inimigo.
- Sempre peça descontos, pois eles sempre acabam cedendo.
- Jamais aceite a primeira oferta de um fornecedor. Na verdade, você deve deixá-lo implorar pela venda, pois isso fornece mais margem para barganha, da nossa parte.
- Seja sempre subordinado a alguém e saiba que o fornecedor também tem um superior hierárquico, o qual sempre tem um desconto maior para conceder.
- Lembre-se que o fornecedor que chega pedindo, sabe que tem que conceder.
- Nunca faça concessões sem alguma contrapartida.
- Não tenha dó do seu fornecedor e jogue o "jogo dos maus".
- Repita sempre as mesmas objeções, pois o fornecedor sempre acaba acreditando.
- Não se esqueça que 80% das condições são obtidas na última etapa da negociação e, nesse caso, deixe o fornecedor com medo de perder.
- Sempre convide o fornecedor a participar de promoções, acenando com altos volumes de compras e conseguindo mais descontos que puder.
- Desestabilize o fornecedor exigindo coisas impossíveis.
- Ameace romper a negociação a qualquer momento.
- Deixe o fornecedor esperando algumas horas, marque horário e não compra, pois isso cria ansiedade. Lembre-se que "desconto" tem outro nome como bonificação, cortesia, brindes, patrocínios e verbas.
- Se o fornecedor demorar a lhe dar uma resposta, diga que já fechou negócio com o concorrente dele. Mas, se ele disser que conseguiu o que você pediu, feche o negócio e exija que ele cumpra.
- Se o fornecedor estiver acompanhado de um superior hierárquico, exija mais descontos, participação em nossas promoções e ameace não comprar mais os produtos deles.
- Finalmente, não se esqueça da nossa principal regra. Atenda rapidamente os fornecedores profissionais e invista seu tempo nos fornecedores despreparados. Não se assuste com as marcas famosas, pois atrás delas pode ter um vendedor despreparado que só conta com isso para vender.
http://www.artigonal.com/vendas-artigos/tecnicas-de-negociacao-para-compradores-4441072.html
Perfil do Autor
Professor, consultor e palestrante. Articulista do Jornal do Commercio (RJ), da Revista Meio Filtrante e co-autor do livro: "Trabalho e Vida Pessoal - 50 Contos Selecionados" (Ed. Qualytimark, Rio de Janeiro, 2001). Por mais de 20 anos treinou equipes de Atendentes, Supervisores e Gerentes de Vendas, Marketing e Administração em várias empresas multinacionais de bens de consumo e de serviços. Elaborou o curso de "Gestão Empresarial" e atualmente ministra palestras e treinamentos "in Company" nas áreas de Marketing, Administração, Técnicas de Atendimento ao Cliente, Secretariado e Recursos Humanos. Graduado em Administração de Empresas, especialista em Marketing e Gestão Empresarial, com MBA em Marketing no Mercado Globalizado e complementação pedagógica.
Contatos: jcss_sc@click21.com.br (21) 2233-1762 / (21) 9423-9433
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