As Empresas e o Perfil Profissional dos Funcionários

Atualmente venho prestando atenção como existem pessoas ocupando funções para as quais não possuem perfil. Isto acarreta várias situações desagradáveis tanto para o funcionário como para a empresa.

Para uma pessoa ocupar uma determinada função ele deve:
  • Saber fazer;
  • Querer fazer;
  • Possuir as ferramentas para fazer.


Então podemos afirmar que a culpa de um funcionário fazer o que tem de fazer de forma desleixada e sem compromisso é das empresas, ou das pessoas que contratam pessoas que não tem perfil para os cargos em aberto.

Quando uma pessoa vai ser contratada deve ser observar se ela tem o perfil adequado para a função. A escolha errada de uma pessoa para ocupar um cargo para o qual ela não possui perfil pode acarretar um série de problemas para as empresas.

Vemos os dois lados de uma mesma moeda. De um lado o chefe que fica cobrando resultado e eficiência de uma pessoa que não tem capacitação nem vontade de desenvolver as suas atividades diárias. O mesmo chefe que cobra muitas vezes não investe na capacitação de seus funcionários. Ao meu ver se a empresa qualifica os funcionários (saber fazer) e fornece as condições adequadas de trabalho (ferramentas), fica sobrando a motivação do indivíduo (querer fazer). Do outro lado temos os funcionários que precisam do emprego financeiramente, mas não se esforçam para gerar valor para empresa e acabam fazendo só o que tem que fazer, e muitas vezes mal feito.

E o que fazer diante deste dilema?
As empresas devem saber qual as características do cargo e ser mais eficiente na hora de selecionar e contratar pessoas para ocupar os cargos. Desta forma as empresas terão funcionários mais motivados e produtivos.

Qual a sua opinião sobre este assunto? Compartilhe e comente.

Comentários