Tá! Todo mundo fala de trabalho em equipe, que rende mais, que as empresas têm melhores resultados, que os indivíduas evoluem com a evolução da equipe. Mas o qual a diferença de equipe e grupo?
Simples. Grupo são pessoas que trabalham juntas mas não possuem um objetivo comum, não se comprometem uns com os outros, estão mais preocupadas com o suas tarefas individuais do que com o resultado de todos, que seria o resultado neste caso, o resultado do grupo. É tipo o jogador de futebol que ser preocupa em ser artilheiro da competição e não com o título para seu time.
Muito bonito falar em trabalho em equipe. Mas eu me pergunto e te pergunto também: será que sabemos trabalhar em equipe? Você trabalha em equipe? Formos educados e treinados para trabalhar em equipe? A minha resposta, depois de nem tanto pensar assim, é não. A grande maioria das pessoas não sabe trabalhar em equipe.
Pode prestar atenção que durante sua vida acadêmica você sempre tinha aquele grupinho com o qual você tinha mais afinidade para fazer os trabalhos. Ai você pode argumentar: Mas eramos bons amigos e sempre dava certo. Não discordo, mas trabalhar em equipe é trabalhar com quem você não tem afinidade e as vezes até com quem você não gosta, afinal de contas, você vai escolher com quem trabalhar na sua empresa? O que vivenciamos como estudantes acabamos levando para a nossa vida profissional. Sabe aquela pessoas que é chata, muitas vezes insuportável, mas que é um excelente profissional? Você tem que querer essa pessoa na sua equipe, porque ela vai ajudar a alcançar os resultados, lembre-se, que vocês terão uma ralação profissional. Trabalhar em equipe e fazer as suas atividades da melhor forma possível e ajudar os demais membros com as deles, é ter o reconhecimento coletivo e não individual.
Pois bem, as organizações estão cada vez mais precisando de profissionais com este perfil, pois as equipes conseguem uma maior produtividade, deixam seus integrantes motivados, conseguem melhores resultados em um tempo menor, acabam gastando menos energia para alcançar seus objetivos, elas têm ideias, inovam, melhoram processos, diminuem custos, são sinérgicas, ou seja, trazem competitividade para as empresas.
Então comece a transformar seu grupo de trabalho em equipe, só lembrando que toda equipe precisa de um líder, pois assim você irá criar um diferencial profissional para você e levar mais competitividade para a sua organização.
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