Franchising é um sistema integrado de negócios em que o Franqueador
concede uma licença ao Franqueado para uso de sua marca e revenda de seus
produtos e/ou para uso do seu formato de negócio nas unidades franqueadas.
O Franqueador é uma pessoa ou empresa que concede uma franquia a
outros.
O Franqueado deve dispor de capital inicial e capital de giro
suficientes para obter um local, construir ou adequar o imóvel e instalações,
bem como desenvolver a unidade franqueada. O Franqueado é proprietário do ponto
comercial e da unidade franqueada, mas, em grande parte, a operação do negócio
é controlada pelo contrato de franquia.
Fonte: http://www.olhovivovistorias.com.br
Breve histórico
Alguns historiadores afirmam que o conceito nasceu na idade média,
quando a Igreja Católica passou a conceder licenças ou franquias a senhores de
terras para que, em seu nome, coletassem impostos e taxas. O franchising B2C
(Business to Consumer), da maneira que hoje o conhecemos, surgiu em 1851, nos
Estados Unidos, onde a fabricante de máquinas de costura Singer Sewing Machine
Company decidiu conceder licenças para comerciantes independentes interessados
na revenda de seus produtos. Em 1898, a General Motors utilizou-se do sistema
para expandir a rede de pontos de venda dos carros por ela produzidos. Era o início
das chamadas concessionárias. Logo em seguida, em 1899, a Coca-Cola criou a
primeira franquia de produção de que se tem notícia, concedendo licenças para
empresários interessados em produzir e comercializar seus refrigerantes em
áreas geográficas definidas por contratos, mais ou menos como acontece hoje.
A grande explosão do sistema aconteceu após o final da Segunda Guerra
Mundial, quando milhares de americanos retornaram para os EUA determinados a
abrir seus próprios negócios. No Brasil, as escolas de Inglês Yázigi e CCAA foram,
nos anos 60, as primeiras marcas a experimentar o sistema. Entretanto, só a
partir dos anos 80 vimos um incremento nos negócios.
Em 1987 foi criada a ABF (Associação Brasileira de Franchising) que
institucionalmente contribuiu para a abertura do mercado na década de 1990, com
um ambiente mais próspero e chegada de várias franquias internacionais.
Mas como funciona uma franquia?
É interessante notar que o franqueador não fornece ao franqueado apenas
o direito de comercialização de seus produtos. Ele fornece também os seus
segredos e seu método, que caracterizam seu know-how e modo de gerenciamento,
normalmente em um setor geográfico pré-definido.
Por outro lado, o franqueado assume integralmente todos os custos de
montagem e operação de sua unidade franqueada e remunera a franqueadora pela
transferência de know-how, treinamentos, uso da marca e assistência contínua. A
empresa franqueada e franqueadora são independentes, ou seja, têm autonomia
empresarial, tanto jurídica quanto financeira. A figura abaixo ilustra, de
forma simplificada, o funcionamento de uma relação franqueador-franqueado:
*Adaptado: http://www.guiadofranchising.com.br
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