Dicas financeiras: diferença entre gastos, custos e despesas

Como falado no post anterior vamos fazer o nosso primeiro post sobre finanças para micro e pequenas empresas. Achei por bem, antes de falar sobre custos fixos e custos variáveis explicar a diferença entre gastos, custos e despesas que para maioria das pessoas são sinônimos, mas não são. E é de suma importância sabermos diferenciar bem estas formas de dispêndios para que possamos realizar nossas análises financeiras com maior precisão. Então vamos começar...

Definição de gastos

É todo dispêndio, ou seja, todo sacrifício que uma organização tem para adquirir um bem ou serviço, sendo portanto, um conceito bastante abrangente. Podemos citar como alguns exemplos de gastos a compra de máquinas, móveis, equipamentos, imóveis, ferramentas, entre outras coisas.

Definição de custos



Custo é o gasto, ou seja, o sacrifício financeiro que a organização possui no momento da utilização dos fatores produtivos para a realização de um bem ou serviço. O custo pode ser entendido conforme a área de atuação da empresa. No comércio, a compra de mercadorias é o custo inerente a esta atividade, já na indústria, ele, o custo, é entendido como a aquisição de matérias-primas, insumos e mão-de-obra para a produção de um bem.

Definição de despesas 

Podemos entender como sendo despesa os gastos da organização com a intenção de obter receita. Então podemos dizer que aluguel, salários, comissões, internet, marketing, entre outros.

A grosso modo podemos dizer que todos os esforços financeiros de uma organização são gastos. Já os custos estão relacionados com o processo produtivo da organização e por fim, as despesas estão ligadas a obtenção de receitas.

Agora você já sabe diferenciar bem estes três elementos que são parte do vocabulários da área financeira das empresas. Relacione os gastos, custos e despesas da sua empresa.

Comentários