Neste post iremos abordar os tipos de planejamento existentes. Temos basicamente dois grupos de planejamentos. O que leva em consideração seu tempo de duração e o que leva em consideração a
hierarquia existente nas empresas, como também o nível de decisão existente nestas.
Para começarmos iremos ver o planejamento com relação ao tempo. Lembre-se que esta está diretamente atrelado ao planejamento com relação à hierarquia.
Existem três tipos de planejamento com relação ao tempo conforme a figura:
Planejamento com relação ao tempo |
Como podemos ver na figura existem planejamentos de curto, médio e longo prazos, e estes duram até 01 ano, de 01 a 05 anos e acima de 05 anos respectivamente. Convencionou-se que o planejamento de longo prazo deve ter em regra até 10 anos. Até para que o planejamento não se perca no tempo. Um exemplo de um planejamento com duração superior a 10 anos é a construção de
uma ponte em uma cidade. Espera-se que ela comporte o fluxo de carros por um período bem superior até pelo custo que um projeto destes tem. Agora iremos observar o planejamento segundo a hierarquia na qual o desenvolve dentro da empresa.
Também são três os planejamentos com relação à hierarquia. Faça uma breve analise da figura que segue.
Planejamento com relação a hierarquia |
Na figura estão representados os níveis de planeamento, bem como os de decisão de uma organização que são o estratégico, tático e operacional.
Vamos falar um pouco mais sobre cada um.
Planejamento estratégico
Entendido como o processo gerencial que possibilita estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa, com vistas a obter um nível de otimização na relação da empresa com o seu ambiente, sendo, normalmente, de responsabilidade dos níveis mais alto da empresa e diz respeito tanto à formulação de objetivos quanto à seleção dos cursos de ação a serem seguidos para a sua consecução, levando em conta as condições externas e internas à empresa e sua evolução esperada.
Planejamento tático
Tem por objetivo otimizar determinada área de resultado e não a empresa como um todo. Portanto, trabalha com decomposições dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidas no planejamento estratégico, sendo desenvolvido a níveis organizacionais inferiores, tendo como principal finalidade a utilização eficiente dos recursos disponíveis para a consecução dos objetivos previamente fixados,
segundo uma estratégia predeterminada, bem como, as políticas orientativas para o processo decisório da empresa.
Planejamento operacional
O planejamento operacional pode ser considerado como a formalização, principalmente através de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento e implantação estabelecidas. Portanto, nesta situação tem-se basicamente, os planos de ação ou planos operacionais e, correspondem a um conjunto de partes homogêneas do planejamento tático.
Podemos observar que os planejamentos com relação ao tempo e a hierarquia estão intimamente ligados e as duas categorias devem ser levadas em consideração ao se desenvolver estes planejamentos. Também é importante salientar que os planejamentos não são concebidos de forma isolada, pois o operacional é um desdobramento do tático, que por sua vez é um desdobramento
do estratégico.
O planejamento serve tanto para uma empresa como para sua vida pessoal. Comece a criar o hábito de planejar suas atividades, não deixe tudo ao Deus dará.
Deixe nos comentários se você geralmente planeja ou faz tudo de qualquer jeito.
Comentários
Postar um comentário