Autor: Vinicius Gonçalves
Como você desenvolve seu plano de negócios, é fácil cometer erros ou deixar de fora elementos importantes. Aqui estão algumas das armadilhas mais comuns de planejamento de negócios e algumas dicas sobre como evitá-los:1. Tenha uma visão global. É tentador para arregaçar as mangas e mergulhar para a direita nos detalhes do seu negócio: a avaliação de produtos, estudando segmentos de mercado e avaliando a concorrência. No entanto, é possível ficar tão preso no processo de planejamento de um negócio que você perde de vista o que você está planejando.
Antes de você se perder nos detalhes, dar um passo atrás. Esboçar uma visão clara e um conjunto coerente de valores para sua empresa. Desenvolver uma declaração de missão e usá-la para definir metas de curto prazo e as prioridades.
2. Um orçamento não é a mesma coisa que um plano. Você não pode criar um sólido plano de negócios sem um orçamento e uma previsão financeira. Mas um orçamento deve ser o produto de todos os outros elementos em seu plano. Se você não tiver uma visão clara de seu ramo de atuação, clientes, concorrentes e as condições de mercado antes de desenvolver um orçamento, os números poderão não refletir a realidade.
3. Não ignore seus clientes. Isto pode soar óbvio, mas muitos empresários também acham que sabem exatamente o que seus clientes necessitam, sem se preocupar em pesquisar. Aproveite o tempo para aprender sobre seus clientes, e construir seu plano de negócios em torno de suas necessidades e desejos.
4. Esteja preparado para assumir riscos. Criar um plano de negócios não é para evitar o risco, é sobre a compreensão e o gerenciamento de riscos. É por isso que um bom plano de negócios prevê possíveis desafios e inclui uma variedade de cenários para esses desafios. Há uma diferença entre um risco calculado e imprudência, e seu plano pode ajudar você a fazer essa distinção.
5. Tome uma segunda opnião. Mesmo um experiente empresário pode ainda se beneficiar de um ponto de vista diferente. Mesmo se você for a única pessoa envolvida em seu negócio, encontrar alguém que possa objetivamente o seu plano de estudo e apontar eventuais deficiências que você possa ter falhado em detectar.
6. Espere o inesperado. Cada plano de negócios precisa de algum espaço de manobra para permitir mudanças inesperadas. Parte disso envolve a criação de orçamentos e planos de marketing com alguma flexibilidade embutida; adaptação, mas a mudança também requer que você aceite que você pode ter que modificar ou mesmo abandonar práticas de negócios que funcionaram bem no passado.
7. Aceite recompensas. Construir um negócio envolve muito trabalho e luta. Mas também deve incluir um conjunto claro de recompensas, tanto para você e seus funcionários. Quando você definir metas de seu plano de negócios e atingir. A recompensa ajuda a equipe a manter a motivação e o foco.
Caso você tenha alguma dificuldade na realização do seu planejamento ou não tenha experiência, saiba mais informações no site: Como Montar Uma Empresa.
http://www.artigonal.com/pequenas-empresas-artigos/7-dicas-para-fazer-um-plano-de-negocios-4336087.html
Perfil do Autor
Vinícius Gonçalves é criador do Kit Como Abrir Um Negócio, que ensina empreendedores e empresários Como Montar Uma Empresa de sucesso.
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