Uma Pequena Lição

Um certo dia, um rapaz que estava fazendo uma caminhada solitária chegou às margens de um grande lago. Era uma manhã fria e havia muita névoa sobre o lago, de forma que ele quase não enxergava a margem oposta. Mas ele sabia que queria atravessar para a margem oposta. Surgindo entre as névoas, ele viu um velhinho, de barbas brancas e cumpridas, em um pequeno bote, remando em sua direção. Sem dizer uma unica palavra, o velhinho fez sinal para que ele subisse no bote. Entendendo que aquela era sua grande oportunidade para atravessar o grande lago, o rapaz não de fez de rogado. Entrando no bote, ele percebeu que em cada um dos remos, que o velhinho usava para colocar o barco em movimento, havia uma palavra talhada na madeira. No remo da direita estava escritos: SONHOS. E no remo da esquerda: AÇÃO. Sem entender o significado daquelas palavras, o viajante solitário resolveu perguntar ao velhinho misterioso. Sem dizer uma palavra, ele largou um dos remos e passou a remar apenas com o remo dos SONHOS. O pequeno bote começou a girar em círculos, sem sair do lugar. O velhinho, então, começou a remar apenas com o outro remo, o da AÇÃO. O barquinho inverteu o giro, mas continuava sem evoluir em direção à sua meta: a outra margem do lago. Girava para um único lado, como se estivesse tonto, ou perdido. Nesse momento, o velhinho lançou mão dos dois remos, aprumando o barquinho na direção do seu destino, e, finalmente, levando o rapaz para a margem oposta. O rapaz compreendeu imediatamente o significado da resposta metafórica que aquele grande sábio havia-lhe dado. E agradeceu profundamente pela lição recebida. 

Sonhos sem ação são fantasias. Para que um sonho seja atingido, é preciso que haja ações que tornem esse sonho realizável.

Se você tem um sonho, ótimo! Está de parabéns! Conheço pessoas que não tem sonhos nenhum em suas vidas. Esperam que a vida lhes dê o que quer que elas mereçam. Não gosto desse tipo de atitude e nunca conheci ninguém que tenha-se tornado uma pessoa feliz e realizada dessa forma. Inicie agora o seu plano de ações. Estabeleça objetivos e metas bem definidos. Comece a se manter informado sobre tudo o que envolve o seu sonho. Tome decisões com base em suas propriedades. Organize-se de acordo com aquilo que você pretende realizar. Crie mecanismos de controle. Faça uma análise dos pontos críticos, das ameaças e das oportunidades que devem ser aproveitadas. Dirija, então, a sua vida na direção dos seus sonhos, de forma firme e determinada. Você conseguirá!

Se seus sonhos estiverem nas nuvens, não se preocupe. Eles estão no lugar certo. Agora, construa os alicerces.

Retirado do livro Inteligência Empreendedora de Carlos Von Sohsten.



Comentários