Um certo dia, um rapaz que estava fazendo uma caminhada solitária chegou às margens de um grande lago. Era uma manhã fria e havia muita névoa sobre o lago, de forma que ele quase não enxergava a margem oposta. Mas ele sabia que queria atravessar para a margem oposta. Surgindo entre as névoas, ele viu um velhinho, de barbas brancas e cumpridas, em um pequeno bote, remando em sua direção. Sem dizer uma unica palavra, o velhinho fez sinal para que ele subisse no bote. Entendendo que aquela era sua grande oportunidade para atravessar o grande lago, o rapaz não de fez de rogado. Entrando no bote, ele percebeu que em cada um dos remos, que o velhinho usava para colocar o barco em movimento, havia uma palavra talhada na madeira. No remo da direita estava escritos: SONHOS. E no remo da esquerda: AÇÃO. Sem entender o significado daquelas palavras, o viajante solitário resolveu perguntar ao velhinho misterioso. Sem dizer uma palavra, ele largou um dos remos e passou a remar apenas com o remo dos SONHOS. O pequeno bote começou a girar em círculos, sem sair do lugar. O velhinho, então, começou a remar apenas com o outro remo, o da AÇÃO. O barquinho inverteu o giro, mas continuava sem evoluir em direção à sua meta: a outra margem do lago. Girava para um único lado, como se estivesse tonto, ou perdido. Nesse momento, o velhinho lançou mão dos dois remos, aprumando o barquinho na direção do seu destino, e, finalmente, levando o rapaz para a margem oposta. O rapaz compreendeu imediatamente o significado da resposta metafórica que aquele grande sábio havia-lhe dado. E agradeceu profundamente pela lição recebida.
Sonhos sem ação são fantasias. Para que um sonho seja atingido, é preciso que haja ações que tornem esse sonho realizável.
Se você tem um sonho, ótimo! Está de parabéns! Conheço pessoas que não tem sonhos nenhum em suas vidas. Esperam que a vida lhes dê o que quer que elas mereçam. Não gosto desse tipo de atitude e nunca conheci ninguém que tenha-se tornado uma pessoa feliz e realizada dessa forma. Inicie agora o seu plano de ações. Estabeleça objetivos e metas bem definidos. Comece a se manter informado sobre tudo o que envolve o seu sonho. Tome decisões com base em suas propriedades. Organize-se de acordo com aquilo que você pretende realizar. Crie mecanismos de controle. Faça uma análise dos pontos críticos, das ameaças e das oportunidades que devem ser aproveitadas. Dirija, então, a sua vida na direção dos seus sonhos, de forma firme e determinada. Você conseguirá!
Se seus sonhos estiverem nas nuvens, não se preocupe. Eles estão no lugar certo. Agora, construa os alicerces.
Retirado do livro Inteligência Empreendedora de Carlos Von Sohsten.
Comentários
Postar um comentário