Os 4 Ps do Marketing

No chamado bê-a-bá do marketing, existem princípios que formam o esqueleto indispensável para sustentar a aplicação de estratégias de mercado bem-sucedidas. Entre eles, os mais conhecidos, e essenciais, são reunidos em uma combinação de quatro letras, ou melhor, da mesma letra: Os quatro Ps.

Esses Ps representam as principais áreas onde o marketing deve atuar: Produto, Preço, Promoção e Ponto. Se sua empresa trabalhar bem esses elementos, o futuro do empreendimento está praticamente garantido. Quer ver?

Produto – A escolha do produto, ou serviço, a ser oferecido deve ser o ponto de partida para uma jornada próspera. Digo isso porque a alma de qualquer empreendimento é o que ela tem para oferecer ao cliente. Deve-se prestar atenção no mercado e nunca ignorar suas variáveis. Por mais que um bom vendedor possa ser capaz de vender geladeiras para esquimós, a tendência é que ele encontre muito mais sucesso se decidir atuar no ramo de aquecedores.

Preço – Quanto você deve cobrar por seu produto? Isso depende. Se seu negócio for, por exemplo, o de locação de Vídeo e DVD, deve ser o mínimo possível. Se tiver uma banca de revistas, será o mesmo que em todas as outras. Contudo, se tiver uma joalheria, o preço agrega valor ao produto, indicando seu nível (Você preferiria ganhar um anel de dois mil ou de cinco mil reais?). A definição do preço deve ir ao encontro do seu produto e da realidade do seu consumidor em potencial.

Promoção – Este é um sinônimo de divulgação do produto. É indispensável para garantir que o consumidor veja o que você oferece como primeira alternativa quando pensar na categoria. Para entender o poder da promoção, basta perguntar: quando pensa em palha de aço, que marca vem à sua mente? E quando pensa em lâmina de barbear? Percebeu?

Ponto – Dos quatro elementos do composto de marketing, esse é o mais importante. O motivo? Pense comigo: o pão francês que você compra é tão melhor, mais barato ou bem promovido que o de todas as outras padarias da cidade? Certamente a resposta é não. A verdade é que preço todos podem abaixar, produto todos podem ter, e em promoção todos podem investir. Para manter clientes fiéis, você precisa de tudo isso, mas é o bom ponto de venda que servirá para fazer a diferença. O cliente que se sente bem em seu espaço, retorna sempre, e indica sua loja aos amigos.

Contudo, é importante frisar que, no marketing, nada é rígido. Philip Kotler, o maior guru da área no mundo, conta que há algum tempo um leitor pediu que ele autografasse um exemplar de seu livro mais antigo, publicado na década de 60. Ele se recusou. Segundo Kotler, ele não poderia autografar um livro que continha tantas informações sobre marketing que já não tinham mais validade. O mercado é dinâmico, sempre se adequando aos novos tempos. 

Precisamos viver com mudanças na economia, na estrutura social, na tecnologia, no comportamento dos clientes. Tudo interfere com a realidade de atuação do marketing. Hoje sabemos que a valorização do cliente é um dos pontos mais importantes na garantia de sucesso para qualquer empreendimento. Mas ele ficou de fora dos 4 Ps! Então, considere os tópicos Produto, Preço, Promoção e Ponto como um check-list de itens importantes, essenciais, sem deixar de lado outras ações complementares para o sucesso do seu marketing.









Sobre o Autor
André Brasil é jornalista, escritor e palestrante. Autor dos livros Fale Bem, Fale Sempre e MegaMemória, está lançando sua terceira obra, Tempo é muito mais que dinheiro. Como colunista, já teve centenas de artigos publicados em veículos de comunicação de todo o país. Mais informações, artigos, livros e vídeos no site: www.andrebrasil.net.

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