Por que fazer o controle de estoque?

Autor: Sayuri Matsuo

A necessidade do controle de estoque deriva do fato de que uma empresa tem dificuldades de trabalhar sem o mesmo, ao mesmo tempo, o seu excedente pode causar prejuízos. Uma boa quantidade de estoque age como um amortecedor nos diferentes estágios da produção e controlar os diferentes níveis de estoque são assegurar uma produção eficiente.

Conforme a necessidade de entrega ao fornecedor há matérias primas, entretanto que podem e devem ser estocadas com antecedência, mas há aquelas que gastam muitos dias para ser produzidas, então precisam ser estocadas muito antes. Controlar este fluxo é imprescindível em toda e qualquer e empresa.

Desperdícios e desvios de mercadorias são detectados e diminuídos se o controle de estoque da empresa for eficiente. Através dele se consegue verificar e acompanhar os investimentos feitos para que sua aplicação não seja exagerada, fato que poderá prejudicar o capital de giro empreendido na ação empresarial.

Departamentos de compras, produção, vendas e financeiro precisam estar em sintonia com o controle de estoques. Todos os departamentos de uma empresa precisam atuar em equipe para que a operacionalidade da empresa não fique prejudicada. Isto é válido para qualquer empresa, de todos os tamanhos.
A figura do controlador de estoques nas empresas atuais é mais nítida e fica sob o encargo de uma única pessoa, assim os outros departamentos podem dedicar-se melhor à sua função, sem mais esta preocupação.

Um controle de estoque bem elaborado pode alcançar seu objetivo principal que é o de aperfeiçoar o investimento em si mesmo facilitando e aprimorando o uso dos meios internos da empresa.
Todas as decisões feitas sobre um dos tipos de estoque influenciarão os outros. Esta é uma importante regra sobre o estoque do produto acabado, matéria-prima e material em processo, uma vez que  todos devem ser vistos como dependentes. O que se faz com um altera o resultado do outro

Planejar, controlar e replanejar o material armazenado na empresa são outros objetivos deste controle de estoques, uma vez que o mesmo não é algo parado, mas um elemento vivo e constante que atende as diferentes necessidades de uma empresa.

Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/administracao-artigos/por-que-fazer-o-controle-de-estoque-6522536.html

Perfil do Autor
Empresaria que sabe que cada passo administrativo de uma empresa é essencial para que ele dê certo e que nada deve ser desprezado por não demonstrar nada que seja visível. Por isso, escreve artigos para que as pessoas entendam o valor de cada pequena ação de um negócio.

Comentários