Autor: Vítor Margato
*Enio Feijó
Não é novidade que, para ocupar um lugar de destaque no mercado, é importante ser competitivo. Isto significa: ter preço, qualidade e produtividade. A maioria das empresas vem agindo em cada uma dessas frentes há um bom tempo. Mas, diante dos novos desafios que se agigantam em nível global, a palavra de ordem agora é INOVAÇÃO. Se inovar faz parte do velho mandamento de determinados segmentos da economia, como o de tecnologia, por exemplo, agora atinge um novo patamar. É preciso inovar produtos, serviços, processos de produção, de logística e até mesmo métodos de gestão. Ou seja, tudo o que se faz na empresa, sempre com foco nas necessidades dos clientes e nos processos de valor do negócio (core business processes).Está claro que inovações radicais se impõem sobre inovações incrementais, mas é preciso dar valor a ambas – já que, enquanto as radicais causam grande impacto, as incrementais são mais rápidas e ocorrem em maior volume, promovendo pequenas mudanças e ajustes em produtos e processos. Nos dois casos, entretanto, é importante chamar atenção para cinco cuidados que devem ser tomados ao iniciar um programa de inovação:
- Garantir que executivos e principais líderes estejam articulados com o programa;
- Identificar produtos e processos-chave para o negócio;
- Desenvolver estratégia de implantação e objetivos de longo prazo para a iniciativa. De preferência, a estratégia e os objetivos devem ser desenvolvidos por um colegiado de alto nível da organização;
- Comunicar exaustivamente a iniciativa para ‘toda' a organização;
- Contar com uma estrutura mínima para suportar a iniciativa.
Com relação à cultura organizacional, antes de dar o chute inicial no programa é fundamental garantir que a empresa tenha uma cultura interna que valoriza a criatividade e novas ideias. Cabe aos gestores checar se a organização estimula a comunicação e a troca de conhecimento.
Como o desenvolvimento de inovações costuma ocorrer por meio de projetos, é importante garantir subsídios para uma boa gestão – já que a principal função dos projetos é organizar atividades que vão transformar ideias de inovação em realidade. Ter total domínio de técnicas de gestão de projetos, portanto, é ponto fundamental para qualquer processo de mudança.
Por fim, é necessário que se estabeleçam formas para mensurar o impacto da inovação na empresa. Os gestores devem estar aptos a estabelecer os indicadores-chave de desempenho para iniciativas dentro da empresa, influenciando preço, qualidade, produtividade e competitividade.
Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/gestao-artigos/inovacao-e-palavra-de-ordem-em-empresas-competitivas-6789016.html
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