Meu negócio precisa ser eficiente, eficaz ou efetivo?

Antes de responder a esta pergunta precisamos lembrar que as organizações precisam fazer a de forma correta a coisa certa, sempre tendo em vista o crescimento e a melhoria desta. Pois bem, os conceitos de eficiência, eficácia e efetividade representam justamente o que toda empresa tem que ser e fazer.
Eu imagino que você acha que eficiência e eficácia são a mesma coisa e que nem sabe o que realmente significa efetividade. Estão após ler este artigo você vai conseguir diferenciar e ainda vai saber de um novo conceito.

Aproveitando que estamos a menos de um mês da copa do mundo, vamos dar exemplos para explicar os conceitos utilizando o futebol.

Sabe o jogador que dribla muito, mete caneta, da lençol, é veloz, que joga bonito? Ele é eficiente. Ser eficiente é fazer bem alguma tarefa, utilizar da melhor forma possível os recursos que estão disponíveis e está relacionado ao modo e ao meio de ser fazer algo.

Agora lembre daquele jogador que tem pouca ou nenhuma habilidade, que não possui intimidade com a bola, mas que sempre faz gol, seja da forma que for, de bico, de canela, caindo, trombando, não importa como, mas ele sempre deixa o dele. Ele é um ótimo exemplo de eficácia. O conceito de eficácia está ligado a fazer a coisa certa, atingir os resultados e metas, está diretamente relacionado ao fim.

Agora imagine que seu time está perdendo de três a zero e você conseguiu fazer dois gols. Resultado final seu time perdeu da mesma forma, ou seja, você não conseguir mudar a realidade. Mas em outro jogo seu time está perdendo de três a zero novamente, mas dessa vez você conseguiu fazer quatro gols. Além de você ser ovacionado, carregado pela torcida e não pagar o almoço, você conseguiu mudar a realidade do jogo, ao invés de perder o seu time ganhou, ou seja, você foi efetivo. A efetividade acontece quando as suas ações causam impacto, quando elas mudam a realidade.

http://www.renatoalves.com.br/blog/wp-content/uploads/2015/02/250x250_2.jpg
Acho que já deu para entender o que significa ser eficiente, ser eficaz e ser efetivo. Então vamos pensar um pouco.

Meu negócio pode ser eficiente sem ser eficaz? Mas ele também pode ser eficaz sem ser eficiente?

Vamos imaginar que sua empresa tem como meta aumentar as vendas em 50% nos próximos seis meses. E ela consegue, porém gastou 40% a mais do que foi previsto no orçamento. Sua empresa foi eficaz porque atingiu a meta (fim), mas não foi eficiente, pois não conseguiu gerir bem os recursos (meios). Bem como uma empresa pode ser eficiente sem ser eficaz. A empresa x consegue realizar da melhor forma possível determinado processo, mas este não ajuda em nada a conseguir o atingimento das metas da organização, ou seja, a empresa é extremamente eficiente (meios), mas não consegue atingir as metas (fim).

Já a efetividade é um pouco mais complexa. É quando você consegue impactar a realidade na qual você está inserido. É poder dar uma melhor qualidade de vida para os seus empregados e fazer a empresa crescer, por exemplo. Mas em poucas palavras ser efetivo é fazer a coisa certa (ser eficaz) da maneira correta (ser eficiente).

Acho que agora você consegue responder a pergunta que é o título deste artigo.

Comentários