Reunião
pode ser definida como sendo o encontro de duas ou mais pessoas para a
discursão de algum tema ou para a realização de alguma atividade.
Você
acabou de ler o conceito de reunião. Mas sabemos que na maioria das vezes as
reuniões são chatas, monótonas e improdutivas. Porem são necessárias em todas
as empresas, pois uma reunião bem planejada e conduzida de forma adequada com
certeza irá render ótimos frutos. Não importa se você tem uma empresa pequena
ou grande, ou se você é dono, gerente, empregado ou sócio, as reuniões sempre
serão necessárias e sempre estarão presentes nas nossas vidas.
Para que
você consiga obter sucesso nas suas reuniões antes de tudo planeje. Elabore um
plano objetivo e estabeleça uma agenda respondendo às seguintes perguntas:
- Qual é o objetivo da reunião?
- Pretende fornecer informações à equipe ou comunicar uma decisão?
- Precisa de opiniões sobre um assunto ou ajuda para resolver um problema?
- Qual é o resultado esperado da reunião? Pense no assunto como uma frase do tipo: "Quero que as pessoas saiam depois de perceberem a nova política, para que aprovem o orçamento necessário" ou "Preciso de uma lista de recomendações para poder tomar uma decisão sobre o problema X".
- A reunião é a melhor forma de ocupar o tempo das pessoas para atingir os objetivos propostos ou existem meios mais adequados (telefone, e-mail, etc.)?
- Quem precisa de estar presente?
- Como preparar a informação para as pessoas que não precisam de estar presentes?
Depois
de responder a estas perguntas e estabelecer uma agenda, é preciso divulgar o
plano com antecedência, incluindo:
- Hora da reunião;
- Local;
- Objetivos e assuntos a serem discutidos;
- Resultados esperados;
- Preparação necessária por parte de cada um dos participantes.
Após responder
as perguntas sugeridas e realizar a divulgação da reunião, você irá perceber
uma diferença substancial na produtividade e nos resultados das suas reuniões.
Podemos
dizer que os principais objetivos de se fazer reuniões são os seguintes:
Reuniões de negócio: Fechar negócios, assistir ou
fazer apresentações de serviço ou produto.
Reuniões de discussão orientada: Resolver ou buscar
melhores soluções para um problema. É ideal que todos os membros envolvidos
tomem conhecimento do problema previamente, para se prepararem adequadamente e contribuírem
de forma efetiva.
Reuniões de brainstorm: Função criativa de se gerar
uma nova ideia a partir de insights compartilhados.
Reuniões informativas: Disseminar uma informação
entre todos os membros interessados.
Reuniões motivacionais: Ideais para momentos de
mudança em uma empresa ou melhorar a atitude da equipe.
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